5 Motivos para fazer Treino Funcional

Os exercícios são mais dinâmicos do que uma aula de musculação e o objetivo é movimentar o corpo por completo

Você já deve ter ouvido falar nele. O treino funcional é uma modalidade que caiu no gosto popular. A base da atividade é similar aos movimentos que fazemos no dia-a-dia, como agachar, puxar, empurrar e girar; a soma dessa mistura de exercícios com alguns acessórios, como elásticos, cordas, fitas e bolas garantem mais benefícios.

Entre os pontos positivos do treino funcional está o desenvolvimento do corpo como um só, trabalhando nossas diferentes qualidades necessárias para o dia-a-dia, como coordenação, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, resistência e claro, o condicionamento físico.

“Além de tudo isso é importante ressaltar que devido às inúmeras possibilidades de treino, o funcional ficou bastante popular justamente por ser mais dinâmico”, explica Otávio A. N. Barbosa, profissional de Educação Física, instrutor de treino funcional da Fit Body Pilates Spa & Estética.

Achou a ideia interessante? Confira abaixo mais alguns motivos, separados pelo profissional de Educação Física Barbosa, para começar o treino o quanto antes:

1. Um aliado do abdômen

A base do treinamento funcional é o centro de força do corpo, chamado de Core, que abrange os músculos do abdômen, região lombar e quadril. A maioria dos exercícios utiliza essa musculatura, complementando os tão sofridos abdominais.

2. Menos Gordura e mais Músculo

Antes de iniciar a atividade é importante definir um objetivo com o seu preparador físico. No caso das pessoas que querem perder gordura os treinos podem ter maior intensidade, utilizando o método intervalado com exercícios de força e claro, aeróbicos. Mas se a ideia é ganhar massa muscular o roteiro poderá ser focado em exercícios utilizando o peso corporal, flexão de braço e agachamentos, por exemplo. A ideia é sempre usar o corpo em diversos movimentos e não somente músculos isolados como acontece nos aparelhos de academia.

3. Corpo Definido

Depois de pegar o jeito dos exercícios é só esperar os benefícios. Como todos os músculos serão trabalhados o resultado será uma queima de calorias proporcional e um corpo mais harmonioso. Quanto maior a frequência de treino e a intensidade, melhor o efeito.

4. Risco de Lesão Reduzido

Uma avaliação física de um profissional qualificado é importante antes de iniciar o treino funcional. Porém, como a atividade busca trabalhar o corpo por inteiro, o risco de sobrecarregar as articulações, e causar uma lesão é bem menor. Mas vale ressaltar que todo e qualquer programa de atividade física deve ter progressão e ser adequado às suas necessidades e capacidades.

5. Nada de ficar Parado!

Lembra que falamos no início que existe uma variedade de treinos funcionais que podem ser feitos? Pois esse é um excelente motivo para aqueles que enjoam das aulas repetitivas de musculação. Dessa forma sempre dá para fazer um treino muito mais dinâmico e diferenciado, além de exercitar o corpo e a mente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress
Em que posso ajudar?
Fit Body Estética agradece seu contato. Em que posso te ajudar? Qual seu nome e sobrenome para adicionar e te passar as informações?