Tratamentos para Acne: Entenda o que é e qual o melhor!
A acne é uma doença que precisa ser tratada independentemente da idade da pessoa. Espremer e cutucar espinhas devem ser evitados, assim como o uso de produtos caseiros ou desconhecidos.
A acne pode ser angustiante e irritantemente persistente. Suas lesões cicatrizam lentamente e, muitas vezes, quando começam a melhorar, outras parecem surgir.
Existem diferentes tipos de acne. A acne mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência. A puberdade faz com que os níveis hormonais fiquem elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios causam mudanças nas glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo). Essa oleosidade acontece para proteger a pele e mantê-la úmida.
A acne começa quando o óleo se mistura com células mortas da pele e obstrui os poros – bactérias podem crescer nessa mistura. Se essa mistura vaza para tecidos próximos pode provocar inchaço, vermelhidão e pus. Um nome comum para essas protuberâncias é espinhas.
Dependendo da gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes da pele. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes disponíveis – e quanto mais cedo eles forem iniciados, menor será o risco de danos à pele e à autoestima.
Conforme o grau e a intensidade da acne, o tratamento se dá por via oral ou local, dependendo de uma avaliação criteriosa do dermatologista.
TRATAMENTO PARA ACNE
Os tratamentos disponíveis para a acne, portanto, incluem: PEELING QUÍMICO, géis, sabonetes e antibióticos orais, além da isotretinoína.
Os tratamentos complementares que podem ser recomendados pelo dermatologista são: extração de comedões, punção ou drenagem de pústulas, nódulos e pseudocistos, infiltração de medicações específicas, quando necessário, como corticoides, e o tratamento das cicatrizes associadas com peelings, luz pulsada, laser e outros procedimentos.
As manchas associadas à acne podem ser tratadas com procedimentos em consultório e cremes em casa.
Melhor Tratamento para Acne
O Ácido retinóico, também conhecido o Tretinoína, é uma substância derivada da Vitamina A, que é muito utilizada devido a seus efeitos para reduzir manchas, suavizar rugas e tratar a acne. Esse peeling químico possui propriedades capazes de melhorar a qualidade do colágeno, aumentar a firmeza, diminuir a oleosidade e melhorar a cicatrização da pele.
Peeling Químico de Ácido Retinóico: Para que Serve?
Suas principais funções variam de acordo com a forma e concentração, mas de modo geral o Ácido Retinóico serve para: Tratar Acne Ativa, Clarear as Manchas Faciais como: Melasma, Manchas de Acne e Sol, Tratar Acne Ativa, diminuir a aparência dos poros, tratamento dos sinais de envelhecimento da pele e controle da oleosidade, ou seja essa substância é capaz de estimular a formação de colágeno “novo” na pele, melhorando a textura, poros, linhas finas e hiperpigmentação.
Como pode ser Usado?
O ácido retinóico pode ser de uso domiciliar (em casa) ou aplicação em consultório na forma de peeling químico. As concentrações para uso em casa e aplicação no consultório variam e devem sempre ser acompanhadas. A frequência de uso e a quantidade são individualizadas.
Qualquer pessoa pode usar Ácido Retinóico?
O ácido retinóico é contraindicado para menores de 12 anos, grávidas, mães durante o aleitamento e pessoas com hipersensibilidade.
Tratamento da Acne com Peeling Químico de Ácido Retinóico
O tratamento da acne com ácido retinóico ajuda a amenizar os problemas com excesso de oleosidade da pele. Porém é considerado complementar aos demais tratamento dermatológicos. No caso da acne, acontece o entupimento dos poros da pele. Esse é o mecanismo fisiológico que leva ao surgimento dos comedões (cravos) e espinhas.
O principal fator do entupimento dos poros é a anomalia do processo de queratinização da pele. Ou seja, os poros sofrem com excesso de queratina nas paredes internas e os poros se fecham.
Com a utilização recomendada do ácido o processo de queratinização dentro dos poros volta ao normal. Isso evita o surgimento de novas lesões de acne, a textura da pele melhora.
Peeling Químico
O Peeling químico é um procedimento estético para pele a base de ácido, o peeling ajuda a promover a descamação da pele e de camadas danificadas. Assim é possível o crescimento de uma nova camada de pele lisa, mais elástica e mais suave ( processo de renovação celular).
O peeling é feito com ácido retinóico nos casos de:
- Melasma
- Manchas escuras na pele
- Acne
- Oleosidade
- Rugas finas
O ácido retinóico causa reações na pele?
Sim, o ácido pode deixar a pele irritada, vermelha, causar coceira, ardência e descamação.
É importante usar protetor solar durante todo o tratamento com ácido, pois a pele fica mais sensível ao sol. O fator solar indicado para o paciente se expor ao sol é de no mínimo 30 FPS.