O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.
O resultado da aplicação do botox começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais visíveis em até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses.
Ação do Botox
As rugas são causadas por diversos fatores: exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo são alguns deles. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, são as chamadas linhas de expressão. Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos – resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.
Quando é injetada nessas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo.
No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:
1 – De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox.
2 – De forma reparativa: como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.
Agende sua sessão!
#rejuvenescimento #botox #dermatologia #dermatologista #rugas