Drenagem Linfática Pós Cirurgia Plástica. A recuperação de processos operatórios como cirurgias de implante de prótese de mama (mamoplastia) nem sempre é fácil. Após a cirurgia, a área fica dolorida e com inchaços devido à retenção de líquido. Uma maneira eficiente de tratar o problema e ajudar na recuperação são as sessões de drenagem linfática.
A drenagem linfática é uma massagem que atua no sistema linfático, estimulando-o. Entre seus principais benefícios estão justamente o tratamento da retenção de líquido, muito comum após as cirurgias, e também a eliminação de toxinas do nosso corpo. A técnica ainda estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, além de ser relaxante.
No caso da cirurgia plástica, como a para implante de prótese de mama, o procedimento é benéfico porque além de ajudar a eliminar o líquido, a principal razão dos inchaços após a cirurgia, ele também ajuda na recuperação e no processo de cicatrização.
Por isso, podemos afirmar que o procedimento é essencial para esse processo de recuperação e cicatrização interna e ajuda a evitar e combater a fibrose, que costuma surgir durante a cicatrização. A fibrose quando não tratada, pode fazer com que o tecido endureça, criando nódulos e muita dor.
Outro benefício da drenagem após a cirurgia é que o procedimento é eficiente para melhorar a circulação sanguínea, remover hematomas e aliviar as dores do pós-operatório. Além disso, ela acelera o processo de cicatrização e recuperação.
Além da cirurgia de mama, a drenagem linfática é benéfica após outras cirurgias plásticas como é o caso da abdominoplastia, lipoaspiração, hidrolipoaspiração, blefaroplastia, rinoplastia, ritidoplastia, mastectomia total ou parcial e cirurgias de prótese de silicone.
Em geral são indicadas de 10 a 20 sessões de drenagem linfática nesta primeira fase após a cirurgia, mas quem deve avaliar a necessidade de mais ou menos sessões é o seu médico, conforme a evolução do seu pós-cirúrgico.