Foliculite no Rosto é causada por uma inflamação dos folículos pilosos, que dão origem aos pelos, ocasionando a inflamação na sua raiz, na parte de dentro da pele. Na maioria dos casos, ocorre infecção causada por bactérias, fungos ou vírus.
Entre os sintomas aparecem vermelhidão no local, coceira e pequenas bolinhas vermelhas, que, nos piores casos, infeccionam e geram abscessos com pus.Pode aparecer em todo o corpo, sendo uma inflamação mais comum no rosto e pescoço.
Foliculite no Rosto: Tratamento
A foliculite pode ser tratada com creme antibiótico na pele associado ao peeling químico. Trabalhamos com diversos tipos de peeling químico, para saber qual tipo e concentração será utilizada, é necessário marcar uma consulta para avaliar a região a ser tratada.
Segue abaixo alguns dos tipos de peeling químico que trabalhamos para tratar a acne e as manchas, o qual será usado em você, dependerá da avaliação da especialista.
Ácido Mandélico – age na remoção das células mortas, evitando a obstrução de poros, trata a acne bacteriana e as manchas de acne e sol nas costas, rosto, pescoço, colo, braço, glúteo e pernas. Trata foliculite inflamada.
Ácido Azelaico – possui ação antibacteriana potente e antioxidante. Possui efeito queratolítico, que promove a desobstrução de “tampão” de queratina e sebo. Tem também, ação clareadora da pele.
Peeling de Ácido Salicílico: tem ação secativa e promove uma esfoliação. Pode ser usado no bumbum para melhora da foliculite.
A escolha da terapia vai depender de vários fatores, como tipo de foliculite, grau de hiperpigmentação, fototipo da pele, tempo das manchas e causa.
Como a maioria das foliculites é causada por bactérias, o tratamento com antibiótico tópica é geralmente eficaz com o peeling químico.
Após tratar com o peeling químico a região, também é recomendado realizar a depilação a laser que irá eliminar os pelos da região.