Luz Pulsada para tratar Melasma: O Melasma é uma hipermelanose adquirida que atinge mais as mulheres e se caracteriza pelo aparecimento de manchas castanho escuras localizadas principalmente no rosto.
Alguns fatores como predisposição genética, fatores vasculares e hormonais como gestação, uso de anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal tem influência no aparecimento do melasma, mas é a exposição solar o fator mais determinante para seu desencadeamento e perpetuação. As células da pele acumulam os efeitos da radiação no decorrer da vida, e de repente, depois daquele verão bem aproveitado sob o sol ou depois de uma simples exposição à luz, incluindo a fluorescente de computadores e escritórios, a mancha pode surgir.
Os raios UV levam a maior ativação dos melanócitos, células responsáveis pela produção da melanina, pigmento que confere a coloração da pele. A medida que o melasma permanece sem tratamento, o pigmento pode aparecer nas camadas mais profundas da pele, o que dificulta seu clareamento.
A Luz Intensa Pulsada – LIP é uma nova tecnologia não abrasiva que, assim como o laser, atua através da luz como fonte de calor intensa para o tratamento de lesões superficiais e profundas da pele, como rosto, pescoço, colo e mãos.
Os tratamentos que utilizam luz intensa pulsada são os mais modernos disponíveis quando se trata de tecnologia estética e rejuvenescimento facial. O tratamento é capaz de recuperar o brilho da pele e deixa-lá praticamente livre de manchas. Mesmo que não haja restrições de idade, costuma-se indicar o tratamento para paciente acima de 30 anos.
A luz pulsada age a partir do aquecimento da luz, atravessando as camadas superficiais da pele e atingindo o foco do problema tratado. O aparelho utiliza diversas luzes de cores e ondas variadas. Os diversos comprimentos de onda são utilizados pois eles são capazes de reparar os danos causados pelo excesso de melanina na pele, fator causador das manchas. A luz pulsada também age no colágeno, aquecendo-o e melhorando sua estrutura, o que estimula o aumento da sua produção.
Indicado no clareamento de manchas em face, colo e pescoço, manchas em dorso de mãos e antebraços.
Já na primeira sessão é possível notar melhora da pele.Em média são indicadas 10 sessões.
O desconforto durante as aplicações é mínimo. As sessões são realizadas em intervalos de 20 dias.
Não necessita afastamento do trabalho.
Veja as principais indicações:
- Olheira
- Manchas no rosto, melasma, efélides (“sardinhas”)
- Manchas de sol em braço e dorso das mãos
- Telanjectasias (pequenos vasinhos que aparecem na face, ao redor do nariz, etc)
- Manchas avermelhadas no colo devido à exposição solar prolongada (“poiquilodermia”)
- Rosácea