Massagem Desportiva . Técnica ajuda tanto no relaxamento pós-treino quanto age como estimulante para o pré-treino
Treinos intensos como os realizados por atletas levam a musculatura ao limite, estressando os músculos e por isso essa sensação de cansaço muscular, fadiga e dor acabam sendo muito comuns após a realização das séries de exercícios. Além do descanso e boa alimentação, uma forma de ajudar o músculo a se recuperar mais rápido é a massagem desportiva.
Um dos benefícios desse tipo de massagem é proporcionar um aumento da circulação sanguínea na área tratada. A circulação do sangue mais intensa vai ajudar o músculo que foi machucado durante a musculação a recuperar e se reconstruir mais facilmente.
As principais indicações para realizar um programa de massagem desportiva são: ajudar tanto no relaxamento no pós-treino quanto estimular o atleta no pré-treino, através da estimulação da adrenalina. “Essa liberação de adrenalina estimulada pela massagem antes do treino é essencial para preparar o atleta antes do esforço físico.
A técnica ainda alivia dores, ajuda a tratar lesões, principalmente quando há edema (inchaço) e aderências (tecido cicatricial). A massagem desportiva utiliza movimentos e manobras mais rápidas e mais fortes para aumentar a circulação sanguínea. Também usa muitos alongamentos terapêuticos com a finalidade de esticar as fibras musculares para o tamanho normal. Ela se difere da massagem relaxante, pois além do relaxamento, as manobras mais rápidas e fortes da massagem desportiva ajudam a eliminar o ácido lático que fica acumulado e é responsável pelas dores após um treino ou competição.
Para quem vai correr uma prova, como uma meia maratona, por exemplo, a massagem deve ser feita antes e depois da competição.
A massagem desportiva pré e pós competição possuem estímulos e objetivos diferentes. Confira:
Pré competição:
A massagem é indicada para preparar a musculatura para o dia da competição, o atleta sente-se mais confiante e concentrado para a prova.
É uma massagem tonificante, superficial e rápida – de excitação ao Sistema Nervoso Central. O objetivo desta massagem é de aquecer a musculatura, promover vaso dilatação, hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante), estimulação e excitação.
Pós competição:
A fadiga muscular é a principal queixa de dores dos atletas após a competição.
A massagem terá ação desintoxicante e será feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.
O objetivo desta massagem será de recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática, para acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular.
A Massagem Desportiva deve ser personalizada para cada atleta e os estímulos dependem da fase de treinamento/competição e de cada modalidade esportiva.
A técnica, que tem ganhado cada vez mais adeptos, possui inúmeros benefícios, entre eles:
- Melhora a fadiga e a recuperação muscular
- Reduz aderências
- Melhora a circulação sangüínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos
- Previne lesões
- Reduz espasmos musculares
- Reduz edemas e processos inflamatórios
- Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central
- Aumenta o conhecimento corporal, traz confiança e serenidade.
- Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.
Agende sua sessão!