Massagem Terapêutica alivia as Dores nas Costas. As dores na coluna estão entre as queixas mais comuns entre os pacientes, que visitam consultórios de ortopedia e representam as causas comuns de afastamento do trabalho. Essas dores na coluna, geralmente, são multifatoriais, oriundas de causas físicas, como fatores genéticos, traumas, posturas inadequadas, levantamento e transporte de cargas pesadas, tipo de trabalho muscular ou fatores degenerativos; ou desencadeadas por origem psicossomática, como distúrbio de personalidades e estresse.
Pesquisas indicam que 90% da população terá pelo menos um episódio ou crise de dor na coluna ou lombalgia no decorrer da vida. Entre os motivos para esse percentual elevado está o sedentarismo, sobrepeso e estresse. Nestes casos, a massagem terapêutica é uma terapia série e já bastante consolidada para esse tipo de problema, com efeitos altamente eficazes para tratar a musculatura.
Por isso, a massagem terapêutica, cada vez mais, vem sendo indicada pelos médicos para complementar tratamentos tradicionais. A técnica aumenta a circulação linfática e sanguínea e combate a tensão muscular. Também aumenta a produção de hormônios como ocitocina e endorfinas e é um ótimo complemento nos tratamentos contra fibromialgia, dores no corpo, inchaços, LER (lesão por esforço repetitivo), tendinite, dores de cabeça e insônia.
A massagem terapêutica consiste na mesclagem de várias técnicas de massagem: aplicação de força, alisamento, vibração e amassamento sobre os tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinada dores corporais.
Por ser uma forma de terapia pode ser aplicada tanto em partes específicas do corpo ou continuamente em todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar estresse, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensões.
Usada para aliviar tensões musculares, contraturas e dores inflamatórias, a massagem terapêutica influencia na boa postura e aumenta o equilíbrio físico. A técnica também melhora a flexibilidade e a amplitude dos movimentos de um modo geral. Desta forma, sua eficiência dá-se não só no alívio de tensões e estresse, mas também na melhora das dores de um modo geral.