Massagem Terapêutica para Dor na Lombar. As dores na coluna estão entre as queixas mais comuns entre os pacientes que visitam consultórios de ortopedia e representam boa parte de pedidos de afastamento do trabalho. Essas dores na lombar, geralmente, são multifatoriais, oriundas de causas físicas, como: genética, traumas, posturas inadequadas, levantamento e transporte de cargas pesadas, tipo de trabalho muscular ou fatores degenerativos; ou desencadeadas por origem psicossomática, como distúrbio de personalidades e estresse.
Pesquisas indicam que 90% da população terá pelo menos um episódio ou crise de dor na coluna ou lombalgia no decorrer da vida. Entre os motivos para esse percentual elevado está o sedentarismo, sobrepeso e estresse. Nestes casos, a massagem terapêutica é uma terapia já bastante consolidada para esse tipo de problema, com efeitos altamente eficazes para tratar a musculatura.
Por isso, a massagem terapêutica, cada vez mais, vem sendo indicada pelos médicos para complementar tratamentos tradicionais. A técnica aumenta a circulação linfática e sanguínea e combate a tensão muscular. Também aumenta a produção de hormônios como ocitocina e endorfinas e é um ótimo complemento nos tratamentos contra fibromialgia, dores no corpo, inchaços, LER (lesão por esforço repetitivo), tendinite, dores de cabeça e insônia.
Massagem Terapêutica para Dor na Lombar. A massagem terapêutica consiste na mesclagem de várias técnicas de massagem: aplicação de força, alisamento, vibração e amassamento sobre os tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.
Por ser uma forma de terapia pode ser aplicada tanto em partes específicas do corpo ou continuamente em todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar estresse, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensões.
Usada para aliviar tensões musculares, contraturas e dores inflamatórias, a massagem terapêutica influencia na boa postura e aumenta o equilíbrio físico. A técnica também melhora a flexibilidade e a amplitude dos movimentos de um modo geral. Desta forma, sua eficiência dá-se não só no alívio de tensões e estresse, mas também na melhora das dores de um modo geral.
Entenda a diferença entre massagens terapêuticas e relaxantes
Naqueles dias estressantes, uma massagem sempre cai bem, não é? Mas você já foi marcar uma sessão e teve dúvidas sobre qual escolher? Atualmente existem diversos tipos de massagens, que podem ser classificadas em quatro categorias: terapêutica, preventiva, desportiva e estética.
Saber as particularidades entre elas pode ser importante para ter noção de qual é a melhor para a sua necessidade. Pensando nisso, criamos este post para explicar a diferença entre massagens terapêuticas e relaxantes. Confira.
Qual a diferença entre massagem terapêutica e relaxante?
Como mencionado acima, as massagens são classificadas em 4 categorias. No caso das massagens terapêuticas e relaxantes, a diferença entre elas é pequena. A seguir, vamos explicar um pouco sobre cada uma e mostrar para que elas servem.
Terapêutica
A principal função da massagem terapêutica é resolver problemas de dor (na cabeça, no pescoço, nas pernas etc). Por conta disso, a sessão pode ser um pouco dolorida, mas deve-se sempre observar o nível de sensibilidade do cliente. Durante a massagem, ele não deve sentir uma dor que incomode, mas sim aquela considerada gostosa.
Essa massagem pode ser indicada em conjunto com outros tratamentos para uma enfermidade. Aqui, o objetivo principal é o benefício terapêutico. A massagem pode sim ajudar a relaxar, mas essa não é sua principal finalidade.
Relaxante
Já a massagem relaxante, também conhecida como antiestresse, tem como função principal o relaxamento do indivíduo. Ela serve para diminuir a tensão do dia a dia, acalmar uma pessoa antes de um evento importante, aliviar o intestino preso, entre outros benefícios. Por isso, ela é leve e gostosa. Além disso, traz um tipo de bem-estar que acalma o sistema nervoso.
QUE FREQUÊNCIA DE MASSAGEM FUNCIONA MELHOR?
Todo mundo precisa diferir dependendo do seu estilo de vida. Como um guia, massagens terapêuticas regulares funcionam melhor quando em uma base de 1 a 2 vezes por semana. Isto é porque seus músculos precisam manter-se relaxado e movendo-se através de sua escala disponível. Caso contrário, eles se tornam “criaturas de hábito” todos nós sabemos o que isso leva a … músculos apertados, estresse e dor!
A massoterapia pode também acrescentar em uma melhor qualidade de vida e auxílio às terapias corporais, se ambas trabalharem juntas, (psicoterapeuta e massoterapeuta). Através da troca dos diagnósticos, ambos podem trabalhar na flexibilização das couraças, psíquica e muscular, não exatamente quebrando-as, mas sim dando flexibilidade às mesmas, contribuindo com um trabalho de dentro para fora e de fora para dentro. Estas terapias, que são complementares visam mostrar ao sujeito que ele pode voltar a ter prazer na vida e ser alguém mais saudável em nível físico e mental e mais consciente na sua vida.