O Peeling de Ácido Retinóico é utilizado para tratamento de fotoenvelhecimento, acne, manchas e alterações de superfície da pele, acelera o processo de renovação e estimula a produção e reorganização do colágeno que é a substância responsável pela sua firmeza.
É uma das técnicas de clareamento da pele, sendo um procedimento de medicina estética capaz de promover a renovação celular, de forma progressiva, estimulando a regeneração natural dos tecidos. O ácido retinóico afina a camada córnea da pele, aumenta o fluxo sanguíneo e estimula a renovação do colágeno.
O ácido retinoico é indicado, principalmente, no tratamento dos sinais do fotoenvelhecimento, que incluem: rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura pele. A radiação ultravioleta do sol estimula a produção de substâncias que danificam o colágeno da pele, causando o aparecimento de todos esses sinais, e o ácido retinoico ajuda a repará-lo, além de estimular a produção de colágeno novo.
Além disso, ele também pode ser usado em alguns outros tratamentos. Em altas concentrações o produto melhora muito o aspecto das estrias, principalmente as recentes (vermelhas).
O ácido retinoico é muito usado no tratamento da acne, complementando os demais tratamentos. Apesar de não curar completamente o excesso de oleosidade da pele, ameniza o problema e costuma ter uma ação bastante duradoura, após o tratamento. Nas pessoas com acne, os poros da pele entopem com maior facilidade o que leva à formação dos cravos (comedões) e espinhas. Isso por que ocorre queratinização anormal dos poros, ou seja, um excesso de queratina em suas paredes internas, fechando-os. O ácido retinóico normaliza a queratinização dentro dos poros e impede esse entupimento, evitando o aparecimento de novas lesões de acne. Melhora a textura da pele, o que ajuda também no tratamento das cicatrizes de acne.
É utilizado na forma de cremes, géis, loções, sérum e, quando mais concentrado, aplicado na forma de peeling, muitas vezes seriados, ou seja, aplicados uma vez por semana, pelo dermatologista no consultório.