Pilates na Gestação previne Incontinência Urinária
Exercícios fortalecem o assoalho pélvico e assim evitam a perda de xixi. Prática deve virar rotina de duas a três vezes na semana
A incontinência urinária é um problema comum que pode aparecer durante a gestação por dois motivos: primeiro devido ao crescimento do útero, que acaba comprimindo a bexiga e então ela não consegue mais armazenar a urina como antes e o segundo, por causa, da composição genética da mulher ser fraca em colágeno, levando a frouxidão dos músculos da bexiga, consequência do esforço necessário durante a gravidez.
O Pilates é um exercício que beneficia em diversos aspectos a saúde da grávida, entre eles a prevenção da incontinência urinária.
Durante a série, que deve ser praticada de duas a três vezes na semana, a grávida realiza movimentos de fortalecimento e alongamentos musculares suaves, porém contínuos. Fortalecendo o assoalho pélvico e os músculos que dão sustentação ao aparelho reprodutor e urinário, a mulher elimina a possibilidade de o xixi escapar.
Dois dos exercícios que geram esse resultado são: deitada com a barriga para cima a mulher contrai o assoalho pélvico por 3 segundos e depois relaxa, o outro é ainda deitada, contraindo e erguendo o quadril do chão e voltando lentamente.
Outros benefícios do Pilates para as grávidas
Com o assoalho pélvico fortalecido elas têm uma rápida recuperação e cicatrização após o parto e uma reconquista muscular mais eficiente.
Além disso, o trabalho de respiração, realizado durante o exercício, ameniza a sensação de cansaço, contribui para a consciência corporal, acalma e corrige a postura. Ativar os músculos responsáveis pela postura é muito importante, já que devido às mudanças no corpo da mulher, consequentes da gestação, a dor nas costas é uma queixa constante. Sendo assim, a reeducação dos movimentos alivia esse desconforto. O Pilates pode ser praticado pela gestante mesmo que ela não tenha tido nenhum contato com a atividade antes da gravidez. Pois os exercícios serão adaptados às necessidades e limites de cada aluna. Sempre tendo como objetivo final a melhora no bem estar físico e mental.