Pilates para prevenir e tratar a Hérnia de Disco. Com exercícios específicos e personalizados é possível se livrar da dor nas costas e ter novamente qualidade de vida
A dor na coluna é um incômodo que se tornou frequente entre os brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, 80% da população já sentiu esse tipo de desconforto ou irá senti-lo ao menos uma vez na vida.
Entre as patologias que mais acometem a coluna está a hérnia de disco que é diagnosticada quando existe um deslocamento do núcleo pulposo, que tem a função de diminuir o impacto entre as vértebras. Esse desvio gera compressão ou irritação das raízes nervosas e a dor pode se estender até para os braços e pernas.
O Pilates é indicado para prevenir ou tratar o paciente com hérnia de disco. Os exercícios melhoram os sintomas e a qualidade de vida das pessoas e evita novas crises de dores.
O Pilates é um programa de exercícios que pode ser feito em aparelhos e no solo e trabalha os principais grupos musculares do corpo, aumentando a elasticidade, a resistência, a força e o equilíbrio, diminuindo assim dores e melhorando a postura.
Para o paciente com hérnia de disco, na face inicial do tratamento a sequência de exercícios visa aliviar a dor na coluna, nos braços e nas pernas, quando essa irradiação existe. O método também diminui o formigamento dos membros, recupera a mobilidade e dá mais consciência corporal para que assim a pessoa consiga melhorar a postura no dia a dia, seja no trabalho, nas atividades que realiza ou mesmo na hora de dormir.
Depois do alívio do desconforto vem a prevenção de novas crises feito por meio de movimentos que vão fortalecer e aumentar a flexibilidade da musculatura abdominal e da coluna vertebral. Apesar de focar na hérnia de disco o paciente irá notar benefícios na saúde de modo geral com aumento de flexibilidade, mais condicionamento físico, alivio de outras dores e tensões, mais equilíbrio, estabilidade das articulações, concentração e energia para as atividades diárias.
O Pilates não tem contraindicação, já que os exercícios são personalizados de acordo com as necessidades e limites de cada aluno, sendo assim ele pode ser praticado a partir dos 10 anos até a terceira idade.