Queratose Pilar Tratamento: Aquelas bolinhas avermelhadas ou esbranquiçadas que aparecem na pele, em muitos casos pode ser queratose pilar. O aparecimento ocorre devido a produção excessiva de queratina, geralmente, não provoca coceira nem dor e pode surgir em qualquer parte do corpo, embora seja mais comum nos braços, coxas, rosto e na região do bumbum.
Existem vários tipos de queratose pilar, dessa forma para identificar é necessário passar por uma consulta para ser indicado o melhor tratamento para cada caso.
Queratose Pilar Tratamento: Quais são os Tipos?
Queratose Actínica (ou Ceratose Actínica): é uma lesão de pele causada pelo sol (por isso chamada actinica). Normalmente surge em áreas expostas ao sol como face, orelhas, couro cabeludo em calvos, colo, dorso das mãos e antebraços. Quando localizada nos lábios se denominam queilite actínica. Pessoas de pele clara, cabelos loiros ou ruivos, e olhos claros (azuis ou verdes) são as mais suscetíveis de apresentar essas lesões que se caracterizam por áreas avermelhadas ou ligeiramente acastanhadas, com uma superfície áspera e queratósica. É conhecida também como ceratose solar ou senil, pois a exposição solar crônica é que a provoca. Por isso são mais encontradas em pessoas idosas. É considerada uma lesão pré-maligna, pois pode evoluir para o carcinoma espinocelular. Quanto maior o número de lesões maior a chance de evoluir para um carcinoma;
Ceratose Seborreica: é uma lesão benigna da pele, geralmente arredondada ou irregular, de coloração acastanhada, amarronzada ou negra, e de aspecto verrucoso. Aparece principalmente na face e tronco e pode crescer se tornando volumosa. Geralmente é de origem genética;
Ceratose Pilar(ou folicular): se caracteriza por pequenas manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, principalmente nos braços, pernas, nádegas e bochechas pelo acúmulo de queratina nos folículos pilosos. A pele fica com aspecto áspero e ressecado, podendo aparecer em qualquer tipo de pele, no entanto é mais comum em pacientes com dermatite atópica.
Sintomas da Queratose Pilar
Os principais sintomas de queratose pilar são:
- Bolinhas vermelhas, brancas ou marrons na pele dos braços, pernas, bochechas ou nádegas;
- Pele seca ou áspera na região afetada;
- Irritação ou inflamação nas bolinhas na pele;
- Descamação da pele em volta do folículo piloso;
- Pêlos finos, curtos, enrolados ou localizados sob a pele, no folículo piloso afetado.
Queratose Pilar Tratamento
O tratamento pode sed realizado com peeling químico associado a cremes manipulados para uso Home care. Também pode ser realizado a depender de cada caso luz pulsada e microdermoabrasão.
Cuidados durante o tratamento
Alguns cuidados durante o tratamento da queratose pilar são importantes para melhorar o aspecto da pele e evitar o surgimento de novas bolinhas, como:
- Utilizar sabonetes hipoarlergênicos ou líquidos durante o banho;
- Evitar tomar banho com água muito quente, não demorando mais de 10 minutos no banho;
- Fazer uma esfoliação suave na pele durante o banho, utilizando uma toalha ou uma bucha suave;
- Não esfregar as bolinhas na pele com força durante o banho, pois pode irritar mais a pele;
- Enxugar a pele após o banho, passando a uma toalha limpa e seca, de forma suave sobre a pele ou dando pequenas batidinhas com a toalha na pele;
- Passar o hidratante na pele, indicado pela especialista, logo após o banho;
- Evitar apertar ou cutucar as bolinhas na pele;
- Usar roupas de algodão, evitando as de tecidos sintéticos;
- Evitar esfregar roupas e toalhas na pele;
- Evitar exposição prolongada ao sol;
- Usar um protetor solar, indicado pela especialista diariamente.
Além disso, é também importante evitar o uso de roupas muito apertadas, pois a fricção da roupa na pele, pode aumentar o risco de desenvolvimento das bolinhas.