Rugas e Linhas de Expressão no Rosto: Com o tempo, é natural que apareçam linhas de expressão no rosto e marcas de envelhecimento em partes visíveis como as linhas de expressão que descem dos olhos pelas bochechas e pescoço. Porém, estas marcas, muitas vezes incômodas, podem ser amenizadas com procedimentos estéticos rápidos e simples como o microbotox.
O Microbotox é uma técnica desenvolvida para permitir a aplicação da toxina botulínica em áreas da face onde a aplicação convencional poderia resultar em assimetrias. Esta técnica consiste em superdiluir o produto e aplicar em vários micropontos superficiais. Desta forma, a aplicação torna-se segura nestas áreas onde se necessita de maior cuidado.
A técnica feita por microaplicações de botox é capaz de amenizar o aparecimento de rugas, sem prejudicar a contração dos músculos da face.
Rugas e Linhas de Expressão no Rosto: Como funciona e para que serve o Microbotox?
O microbotox nada mais é que a utilização do botox – toxina botulínica – aplicado em doses menores nos músculos da face e pescoço eliminando as linhas de expressão.
O microbotox é injetado na derme (camada da pele que fica embaixo da epiderme, que é a parte visível da pele), isso faz com que a toxina botulínica aja principalmente na pele, aumentando a sua firmeza e também diminuindo a ação das glândulas sudoríparas (que produzem o suor) e sebáceas (que produzem o sebo que fornece oleosidade para a pele).
Dessa forma, a pele tratada com microbotox fica mais firme, sem linhas de expressão, menos oleosa e produz menos suor. Esses efeitos são desejáveis em pacientes que desejam uma aparência mais firme e rejuvenescida da pele, porém sem modificação significativa da contração dos músculos proporcionada pelo botox tradicional.
Para quem é indicado o Microbotox?
A técnica pode ser realizada por qualquer paciente em estado saudável e é indicada para quem busca deixar as feições do rosto mais suaves. É indicado para quem apresenta:
-Têm flacidez pequena a moderada no pescoço,
– Têm pequenas rugas na área do pescoço,
-Têm bandas platismais que aparecem com a movimentação do pescoço,
-Têm rugas finas na face,
-Têm poros visíveis no rosto,
-Têm rosto oleoso ou suor excessivo.
É importante destacar que a técnica de microbotox não substitui a técnica de botox tradicional. De fato, além de tonificar e melhorar o aspecto da pele, o microbotox também permite suavizar rugas mais superficiais no rosto e as bandas platismais que surgem com a movimentação do pescoço. Porém, não é capaz de tratar com eficiência as rugas mais profundas e as bandas platismais que aparecem mesmo com o pescoço imóvel, já que essas são causadas por movimentação muscular mais forte.
Para rugas profundas, é necessário realizar o botox tradicional injetado diretamente nos músculos, a fim de se conseguir a diminuição da contração muscular e a suavização dessas rugas e bandas mais persistentes.
A boa notícia é que ambas as técnicas podem ser combinadas para se atingirem os melhores resultados possíveis tanto na pele como nos músculos. Para isso, é fundamental escolher profissionais confiáveis que conheçam bem as duas técnicas de aplicação e suas indicações.
Rugas e Linhas de Expressão no Rosto: Cuidados após a aplicação do Microbotox
Feito o procedimento, a recomendação é que a paciente evite realizar atividades físicas, abaixar a cabeça e deitar por um período de 4 horas. Após esse período, é recomendável tomar cuidado com exposição solar enquanto houver áreas arroxeadas na pele, para não causar manchas nessas áreas. Essas regiões arroxeadas aparecem frequentemente nos pontos de aplicação do botox, mas desaparecem dentro de alguns dias.