Toxina Botulínica trata e preveni futuras Rugas. Aplicação deve ser feita mesmo quando os sinais estão suaves
O botox, desde que passou a ser utilizado no Brasil, virou o tratamento preferido de muitos pacientes. A toxina é utilizada para combater rugas na região dos olhos, testa e glabela (rugas entre as sobrancelhas).
Entretanto, o que algumas pessoas ainda não sabem é que o botox não é recomendado só para tratar rugas, ele apresenta excelentes resultados também ao prevenir os sinais. A ruga antes de se tornar estática ela é dinâmica, ou seja, aparece quando realizamos determinados movimentos. Ao perceber esse sinal e fazer a aplicação da substância evita-se que essa ruga surja mesmo quando a expressão está em repouso.
Para a ação preventiva a toxina deve ser aplicada assim que os sinais, mesmo que suaves, aparecerem. A idade varia muito conforme a pele de cada pessoa. Em pessoas de pele fina isso pode acontecer por volta dos 28 anos, já pacientes com a pele mais espessa terão essas marcas de expressão mais próximas aos 35 anos.
Rugas X botox
As rugas aparecem por causa do envelhecimento natural, excesso de exposição solar, má alimentação e tabagismo. Além de tudo isso, a contração dos músculos do rosto também tende a formar os sinais, conhecidos como linhas de expressão.
O botox é injetado direto na ruga, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo a contração de forma parcial ou total. A ação do botox é irreversível, porém temporária, já que o organismo constrói novas transmissões para esses músculos.
O resultado da aplicação é notado entre 48 a 72 horas, sendo que em duas semanas a aparência da face será a que deve permanecer por até seis meses. Depois disso pode-se fazer a manutenção do tratamento.
Quanto à possibilidade de perda da expressão, nossa dermatologista ressalta que se utilizada à dose certa e o procedimento for realizado por um especialista dificilmente terá complicações.