Tratamento Eficaz para Melasma: As manchas podem surgir devido a vários fatores como: manchas de acne, sol, melasma, predisposição genética ou ser desencadeada por outros motivos.
A escolha do tratamento vai depender de vários fatores, como: grau de hiperpigmentação, fototipo de pele, período de tempo em que as manchas apareceram e a causa.
Pode ser indicado luz intensa pulsada, laser ou peeling químico associado a cremes clareados de uso tópico. O tipo de tratamento depende da consulta para avaliar a região afetada pelo melasma.
Trabalhamos com diversos tipos de peeling químico, para saber qual tipo e concentração que será utilizada, é necessário marcar uma consulta para avaliar o fototipo e diagnosticar a pele.
Nesse artigo, iremos abordar o tratamento com peeling químico.
Por que ocorre o Melasma?
Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.
Tratamento Eficaz para Melasma com Peeling Químico
O Tratamento com peeling químico para tratar melasma é bem eficaz, pois além de clarear as manchas, melhora o tônus da pele e as linhas de expressão.
Segue abaixo alguns dos tipos de peeling químico que trabalhamos para tratar as manchas, o qual será usado em você, dependerá da avaliação da especialista.
Peeling de Jessner: A solução é composta por ácido salicílico , ácido lático e resorcina em álcool. É indicado para acne comedoniana, hiperpigmentação pós-inflamatória, melasma e fotoenvelhecimento leve.
Pode ser feito na face e no corpo (pescoço, dorso), porém para evitar risco de salicismo, deve ser feito em uma área a cada sessão.
Tretinoína/Ácido Retinoico/Alfahidroxiácidos – É indicado nos casos de fotoenvelhecimento leve a moderado, melasma, acne, cicatrizes superficiais e hiperpigmentação pós-inflamatória.
Peeling de ácido tranexâmico: Tem sido utilizado com eficácia para reduzir hiperpig mentação em pacientes com melasma.Esse peeling também pode ser usado em injeções intradérmicas sobre as manchas.
Ácido Azelaico – possui ação antibacteriana potente e antioxidante. Possui efeito queratolítico, que promove a desobstrução de “tampão” de queratina e sebo. Tem também, ação clareadora da pele.
Ácido Glicólico – muito usado no tratamento da acne, queratose, manchas e rugas finas. Indicamos fórmulas para passar nas costas a noite com acido glicólico.
Peeling de Ácido Salilico: É indicado para fotoenvelhecimento leve a moderado, melasma e cicatrizes superficiais de acne, sendo excelente agente para tratar quaisquer transtornos da pele escura. É contraindicado para pacientes alérgicos ao ácido salicílico.
Ácido Fítico: É agente muito seguro e efetivo para tratamento de melasma em pele escura.
Os tratamentos para melasma variam, mas é importante que o paciente sempre se proteja contra os raios ultravioleta e a luz visível, além de procedimentos para o clareamento e uso de medicamentos tópicos e/ou orais.
Apesar do melasma poder ser uma doença crônica com períodos que aparece e outros que desaparece, o prognóstico para a maior parte dos casos é bom. Como ele se desenvolve devagar, o clareamento também tende a ser lento, baseando-se sempre na estabilização dos benefícios já alcançados.
Na grande maioria dos casos que não tiveram sucesso no tratamento, a razão foi porque o paciente continuou se expondo ao sol sem os devidos cuidados ou de forma excessiva.
Tratando corretamente e tomando todos os cuidados diariamente é possível que os episódios de melasma não voltem a se repetir, apesar da doença ainda não ter cura.