Tratamento para Manchas de Foliculite: O surgimento de bolinhas vermelhas na pele que coçam é um dos principais sintomas da foliculite – inflamação que atinge os folículos pilosos em qualquer parte do corpo.
As manchas nas pernas, braços e demais regiões causadas pela foliculite podem ser tratadas e clareadas com peeling químico ou laser. O tratamento requer consulta para avaliar o fototipo de pele e o tipo de mancha para definir o tratamento.
Trabalhamos com diversos tipos de peeling químico, para saber qual tipo e concentração será utilizada, é necessário marcar uma avaliação para saber qual o mais indicado para seu caso.
Tratamento para Manchas de Foliculite com Peeling Químico
O Tratamento com peeling químico para tratar a foliculite e as manchas no corpo e rosto é bem eficaz, pois além de clarear as manchas, deixa a pele mais sequinha e esfolia a região. Além do peeling químico, também é indicado o uso de antibiótico tópico para quem tem acne severa facial.
Segue abaixo alguns dos tipos de peeling químico que trabalhamos para tratar a acne e as manchas, o qual será usado em você, dependerá da avaliação da especialista.
Tretinoína/Ácido Retinoico/Alfahidroxiácidos – ação queratolítica, ou seja, contra a hiperqueratinização; ação leve e indireta sobre a proliferação bacteriana, trata acne ativas e as manchas de acne nas costas, rosto, pescoço, colo, braço, glúteo e pernas.
Ácido Mandélico – age na remoção das células mortas, evitando a obstrução de poros, trata a acne bacteriana e as manchas de acne e sol nas costas, rosto, pescoço, colo, braço, glúteo e pernas. Trata foliculite inflamada.
Ácido Azelaico – possui ação antibacteriana potente e antioxidante. Possui efeito queratolítico, que promove a desobstrução de “tampão” de queratina e sebo. Tem também, ação clareadora da pele.
Ácido Glicólico – muito usado no tratamento da acne, queratose, manchas e rugas finas. Indicamos formulas para passar nas costas e pernas a noite com acido glicólico.
Ácido tricloroacético (ATA): usado no peeling médio para o tratamento de rugas e cicatrizes de acne.
Peeling de Ácido Salicílico: tem ação secativa e promove uma esfoliação. Pode ser usado no bumbum para melhora da foliculite.
A escolha da terapia vai depender de vários fatores, como o grau de hiperpigmentação, fototipo da pele, tempo das manchas e causa.
Como a maioria das foliculites é causada por S. aureus, o tratamento com clindamicina tópica é geralmente eficaz. Alternativamente, lavagem com peróxido de benzoíla
Após tratar com o peeling químico a região, também é recomendado realizar a depilação a laser que irá eliminar os pelos da região que está ficando inflamada.