Tratamento para Queda Capilar: Medicamentos, Shampoo, Mesoterapia e Laser. Saiba o que realmente funciona para se livrar do problema
Você já deve ter ouvido a frase: “Fique calma! A queda de cabelo é normal”. Porém, esse problema não deve ser tratado assim com tanta tranquilidade.
A verdade que é toda mulher perde cerca de 100 fios de cabelo por dia. Mas, se essa queda começar a chamar a atenção pelo acúmulo de cabelo no ralo do banheiro, na escova, nas roupas ou no travesseiro, significa que os fios estão caindo além do normal. Diversos motivos estão relacionados à queda de cabelo, alguns deles são mudanças hormonais, tendência genética, estresse, distúrbios como anemia ou hipotireoidismo. Por isso, na primeira consulta é comum, além do exame clínico que o paciente faça alguns exames, como o de deficiência de vitaminas, para complementar o diagnóstico.
Mas, diferente dos homens, as mulheres não tendem a ficar completamente carecas, o que acontece é um afinamento progressivo dos fios que vão ficando mais ralos. Os tratamentos respondem muito bem quando o paciente procura ajuda logo no inicio, quando nota que o volume esta diminuindo.
Para lidar com o problema é possível fazer o uso de remédios orais específicos, usar shampoo ou loções e ainda optar por ações estéticas. Entre os medicamentos, os mais conhecidos por melhorar a queda de cabelo são o minoxidil, que melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, assim como a finasterida. Produtos como shampoo antiqueda e tônicos fortificantes também estão entre as opções de tratamento, assim como loções homeopáticas.
Mesmo quando a queda está relacionada a falta de vitaminas além de mudar o cardápio é preciso fazer sua suplementação conforme indicação particular.
Já sobre a mesoterapia, esse é um tratamento estético, ele é indicado para praticamente todos os tipos de queda de cabelo, desde calvície, deficiência em vitaminas a alterações hormonais. Ele consiste em uma aplicação no espaço subdérmico que vai estimular o crescimento dos fios. Essa aplicação é feita com pequenas microinfiltrações por seringas ou microagulhas. Podemos utilizar fórmulas homeopáticas, vitaminas, aminoácidos, coenzimas ou antiandrógenos, conforme o motivo que corresponda à calvície”, explica a dermatologista. O indicado é realizar 10 sessões, que duram em média 30 minutos e podem ser feitas semanalmente.
Não passe constrangimento por causa da queda capilar, procure ajuda o quanto antes, em alguns casos em poucos meses dá para frear a queda e ter o cabelo como o de antes.