Treino Funcional na Vila Mariana. Treino funcional modela o corpo, previne lesões e melhora o desempenho nas atividades do dia a dia
Exercícios dinâmicos trabalham diversos músculos ao mesmo tempo e levam a um gasto de 800 calorias em uma hora
Você já deve ter ouvido falar em treino funcional. O método de treinamento se difere da musculação convencional por ser mais dinâmico e mesclar diferentes capacidades físicas em um só exercício. O resultado é que o treino funcional ajuda a evitar lesões e melhora o desempenho do praticante em atividades do dia a dia.
O treinamento funcional ajuda a prevenir lesões, gera melhorias cardiovasculares, redução do percentual de gordura, emagrecimento e definição muscular. Para trabalhar a musculatura profunda, são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. A frequência recomendada para realizar a modalidade é de três vezes por semana.
O legal é que esse tipo de treinamento pode ser intenso, mas os riscos de lesão são bem menores se compararmos com a musculação convencional.
A educadora física se baseia em uma premissa muito simples, nas academias, os aparelhos permitem executar um exercício por vez e a pessoa não precisa pensar muito para executá-los, enquanto no treinamento funcional são usados acessórios que acrescentam uma complexidade maior e exigem um esforço do corpo como um todo.
Um dos principais benefícios é o fortalecimento da musculatura do core (abdômen e costas) que melhora a postura, por exemplo. Além disso, durante uma hora de treino intenso é possível haver um gasto calórico de 800 calorias, ou seja, além de fortalecer, o praticamente também pode definir a musculatura.
Outra vantagem do treino funcional é o número amplo de diferentes exercícios, o que serve para estimular o praticante a não abandonar as aulas. Ele tira o praticante dos movimentos mecânicos e repetitivos da musculação e trabalha a flexibilidade e o sistema cardiorrespiratório.
Veja alguns exemplos de treinamento funcional
Prancha 4 Apoios: fortalece a região do abdômen. Para fazer, deite de barriga para baixo, com os cotovelos e as pontas dos pés apoiados no chão. Eleve o tronco até alinhá-lo completamente.
Fortalecimento do quadril: fique em pé com as pernas estendidas e afastadas na linha dos ombros. Prenda o elástico em volta do pé direito, pise sobre ele com o esquerdo e segure a alça da outra extremidade com a mão direita apoiada no quadril. Leve a perna direita para trás, esticando o elástico e contraindo o glúteo. No final da série, inverta o lado.
Caminhada com afundo: boa para pernas e glúteos. Caminhe dando passos grandes para frente, flexionando os joelhos até que o de trás encoste no chão. Alterne as pernas contando até chegar em 16 passadas (oito de cada lado). Você pode adicionar peso, segurando uma barra fixa sobre os ombros.