Mancha no Rosto em Homens

Para eliminar as manchas, deve-se realizar procedimentos que eliminem as camadas da pele impregnadas pelo excesso de melanina. Para tal, pode se utilizar peelings químicos, microdermoabrasão, e, raramente, fontes de luz intensa pulsada e lasers. O peelings mais utilizados em consultório para tratar as manchas são: ácido retinóico, cisteamina, ácido azelaico, entre outros.

Mancha no Rosto em Homens: O melasma é uma doença de pele que tem como principal sintoma o aparecimento de manchas acastanhadas na pele. Suas causas não são totalmente conhecidas, mas o aparecimento tem relação com a exposição solar em geral.

O melasma se caracteriza pelo aumento da produção de melanina, pigmento responsável por dar cor à pele. Quando produzida em excesso, a substância se deposita no corpo, levando ao escurecimento da região. Essas manchas ocorrem, principalmente, na face. Testa, maçãs do rosto e buço são os locais mais sucetíveis, mas também pode surgir no colo e na lateral dos braços.

Mancha no Rosto em Homens: Causas

Os homens têm mais resistência em usar filtro solar, o que pode contribuir para o surgimento da mancha, mas existem outras causas:

  • Predisposição genética;
  • Uso de medicamentos que sensibilizam a pele ao sol ou à luz visível;
  • Doenças endocrinológicas que facilitam o surgimento de manchas;
  • Estresse (ativa genes que estimulam o corpo a produzir mais pigmentos);
  • Poluição (cujos tóxicos aceleram o envelhecimento da pele).

Características étnicas também podem indicar maior risco de melasma- hispânicos e asiáticos costumam apresentar estas marcas com mais frequência.

Mancha no Rosto em Homens: Tratamento para Melasma em Homens

Para eliminar as manchas, deve-se realizar procedimentos que eliminem as camadas da pele impregnadas pelo excesso de melanina. Para tal, pode se utilizar peelings químicos, microdermoabrasão, e, raramente, fontes de luz intensa pulsada e lasers.

O peelings mais utilizados em consultório para tratar as manchas são: ácido retinóico, cisteamina, ácido azelaico, entre outros.

Também é indicado junto com o tratamento com peeling químico o uso ativos clareadores para uso noturno. Dessa maneira, dificulta-se a formação de novo pigmento.

É importante destacar que esses produtos devem ser utilizados em toda a área afetada e não só nas manchas.

Prevenção

Os cuidados para prevenir e evitar a reincidência do melasma após o tratamento são os mesmos tanto para homens quanto mulheres: usar protetor solar com fator alto, não se expor à luz solar  em horários em que há maior incidência de radiação (das 10 às 16 horas) e também apostar em bloqueadores como chapéus, bonés, viseiras e óculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Em que posso ajudar?
Fit Body Estética agradece seu contato. Em que posso te ajudar? Qual seu nome e sobrenome para adicionar e te passar as informações?