Mesoterapia Capilar: Se você está tendo queda de cabelo frequente ou já apresenta pouco cabelo em determinadas regiões, ideal começar o tratamento o quanto antes para evitar que a região fique calva totalmente.
Diversos fatores podem causar a queda de cabelo em homens e mulheres. Entre eles, destaca-se a Alopecia Androgenética (calvície) que, como o próprio nome já diz, tem origem nos genes do paciente. Por se tratar de uma doença crônica, pode perdurar por anos ou mesmo pela vida inteira.
Em virtude disso, novos tratamentos vêm sendo estudados com o objetivo de proporcionar melhores resultados no combate à calvície. Neste post iremos abordar um deles: a Mesoterapia capilar.
O que é Mesoterapia capilar?
A Mesoterapia capilar ou intradermoterapia capilar é uma das novas opções de tratamento para queda de cabelo que tem se popularizado nos últimos anos. A Mesoterapia capilar consiste na infiltração de medicamentos diretamente no couro cabeludo, com o auxílio de seringas e microagulhas.
Dentre as medicações utilizadas na aplicação estão o minoxidil, finasterida, biotina, d-pantenol, IGF + BFGF+ VEGF + COOPER PEPTÍDEO complexos vitamínicos e fatores de crescimento. Juntos, esses medicamentos estimulam o crescimento dos fios em tamanho e espessura.
Como é feito o tratamento de Mesoterapia capilar?
Após o diagnóstico preciso e definição do tratamento de Mesoterapia capilar, inicialmente são indicadas sessões semanais, mas essa frequência varia de acordo com a resposta de cada paciente.
O tratamento consiste em aplicações periódicas de medicações próprias para estimular a circulação sanguínea, diretamente no couro cabeludo, almejando acelerar o crescimento capilar.
As aplicações são realizadas com uma pequena seringa e não apresentam dor relevante para o paciente.
Possíveis resultados com a Mesoterapia capilar
Por se tratar da aplicação de vitaminas e medicamentes diretamente no couro cabeludo, os resultados podem vir a ser mais rápidos e efetivos quando comparados ao tratamento oral.
Vale lembrar que, antes de iniciar o tratamento, é fundamental realizar uma consulta detalhada com anamnese (análise clínica do histórico do paciente), exame físico de toda a pele, dos cabelos e do couro cabeludo para um diagnóstico correto e para avaliar se o paciente apresenta alguma contraindicação ao tratamento.
Tratamento para queda capilar e calvície
Existem tratamentos para a alopecia em homens e mulheres que podem evitar ou retardar o surgimento da queda de cabelo. Conheça as principais formas de tratamento para a queda capilar e calvície:
Intradermoterapia capilar
Injeções com medicamentos no couro cabeludo para tratar a queda capilar e impedir a calvície , também atua no fortalecimento e a renovação dos fios. Dos efeitos dessas substâncias, pode-se conseguir estimulação e crescimento de mais fios de cabelo e reativação da circulação sangüínea local. As substâncias mais utilizadas são minoxidil, d-pantenol, silício orgânico, finasterida e biotina, entre outros.
Minoxidil Tópico : medicamento em forma de loção que deve ser aplicado no couro cabeludo diariamente para estimular o crescimento dos fios.
Alfaestradiol: medicamento de uso tópico que bloqueia a ação da testosterona na raiz do cabelo;
Tratamento a laser ou com LED: procedimentos estéticos que estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo e o crescimento dos fios com a aplicação da luz;
Transplante capilar: é uma cirurgia indicada para casos mais avançados. Existe mais de uma técnica, mas, em resumo, elas consistem em retirar alguns fios da nuca e utilizá-los para cobrir as falhas.