A aplicação de botox vai amenizar os sinais e deixar a pele mais rejuvenescida. Entenda melhor como age o produto
Um sinal no rosto nunca é bem-vindo, ainda mais se ele for decorrente de uma ruga. Porém, após os 30 anos de idade infelizmente é normal aparecer alguma linha de expressão, isso porque com a idade, a pele fica mais fina e a retenção de umidade é menor, o que diminui a elasticidade.
As rugas ao redor dos olhos e na testa são as que mais incomodam. Elas aparecem por quatro motivos. O primeiro é o excesso de sol sem proteção. O segundo é a má alimentação, acompanhado do tabagismo. Já o quarto e mais decorrente é a contração natural que fazemos com os músculos da face. Algumas pessoas franzem a testa ou mesmo a área dos olhos ao falar e assim, com o tempo, forma-se um vinco na pele.
Para evitar que esse processo aconteça o indicado é usar regulamente o filtro de proteção solar e optar por uma dieta rica em carotenoides, que são alimentos que contêm nutrientes que vão retardar o processo de envelhecimento. Além de conter certos hábitos ao se expressar.
Mas, quanto aos tratamentos, a toxina botulínica é o meio em que se têm os melhores resultados. A toxina botulínica é produzida a partir da bactéria clostridium botulinum. Em laboratório, a toxina é purificada para promover um efeito tensor sob a pele e ser usada em tratamentos estéticos
A aplicação relaxa a musculatura e suaviza as rugas e sinais de expressão, principalmente da face, como rugas nos olhos – os famosos pés de galinha – e na testa. É como se a toxina fizesse um bloqueio dos estímulos dos neurônios para os músculos. As vantagens do tratamento são que ele não deixa cicatrizes e nem cortes.
A ação do botox é irreversível, mas temporária. O resultado pode ser notado em até 48 horas e o tratamento dura cerca de seis meses, depois disso o corpo cria novas vias de transmissão de estímulos e pode-se fazer novas aplicações. Mas, como dito, a toxina é irreversível, por isso é fundamental procurar profissionais qualificados para fazer a aplicação.