Treinamento funcional emagrece e tonifica o corpo.
Durante sessão de uma hora é possível gastar 800 calorias, bem mais que em uma corrida
Composto por movimentos que trabalham toda a musculatura do corpo, o treinamento funcional emagrece e tonifica o corpo. Em apenas uma hora de treino é possível gastar até 800 calorias, valor maior que o gasto em uma hora de corrida.
O treinamento funcional também é uma alternativa para quem está cansado de ficar horas e horas na academia, repetindo sempre os mesmos exercícios e o pior, sem resultados. O treinamento funcional é diferente dos exercícios convencionais porque imita os movimentos do corpo, fazendo com que toda musculatura seja trabalhada e com isso o gasto calórico é maior.
De acordo com o educador físico, esse método de treinamento utiliza o peso do corpo como principal equipamento, além de alguns acessórios como bolas, elásticos, pranchas, cordas, halteres, entre outros, que ajudam na realização dos movimentos. Usamos a bola para realização de abdominais e também para o agachamento.
Outra vantagem do treino do treino funcional é o número amplo de diferentes exercícios, o que serve para estimular o praticante a não abandonar as aulas. É um treino dinâmico, sem monotonia e você consegue otimizar o treino, diferente da musculação normal”, destaca o especialista em treino funcional.
Além de fortalecer a musculatura do corpo e mandar embora as gordurinhas indesejadas, o treinamento funcional traz outros benefícios como a melhora na habilidade para realizar os movimentos cotidianos como empurrar, agachar e ainda previne lesões musculares. O praticante vai perder gordura, fortalecer o corpo e também ter melhoras no funcionamento do sistema cardiorrespiratório.
Veja alguns exemplos de treinamento funcional
Prancha 4 apoios: fortalece a região do abdômen. Para fazer, deite de barriga para baixo, com os cotovelos e as pontas dos pés apoiados no chão. Eleve o tronco até alinhá-lo completamente.
Fortalecimento do quadril: fique em pé com as pernas estendidas e afastadas na linha dos ombros. Prenda o elástico em volta do pé direito, pise sobre ele com o esquerdo e segure a alça da outra extremidade com a mão direita apoiada no quadril. Leve a perna direita para trás, esticando o elástico e contraindo o glúteo. No final da série, inverta o lado.
Corda naval: a corda naval ajuda gastar calorias. Com os pés afastados na base do quadril e tronco, com os joelhos levemente flexionados e a coluna ereta, segure as extremidades da corda com ambas às mãos. Mantenha a posição e inicie o exercício ondulando a corda, no eixo horizontal, paralelo ao solo, com movimentos de balanço para fora e para dentro.
Agachamento no bosu: fortalece a perna e os glúteos. Em pé sobre o bosu, posicione os pés paralelos abertos na linha dos quadris e os joelhos semiflexionados. Vá agachando e projetando os quadris para trás até os joelhos atingirem o ângulo de 90 graus, sem que ultrapassem a ponta dos pés.
Caminhada com afundo: boa para pernas e glúteos. Caminhe dando passos grandes para frente, flexionando os joelhos até que o de trás encoste no chão. Alterne as pernas contando até chegar em 16 passadas (oito de cada lado). Você pode adicionar peso, segurando uma barra fixa sobre os ombros.