Para fortalecer a musculatura escolha o treino funcional
Exercícios inspirados nos movimentos do cotidiano podem deixar o corpo mais definido e longe de lesões
Ter músculos mais fortes é o que busca grande parte das pessoas que decidem praticar uma atividade física. É através do fortalecimento muscular que se garante um corpo mais definido, melhora o condicionamento físico e dá mais resistência a ossos e articulações, evitando lesões.
E o treino funcional é uma forma de obter todos esses resultados. Esse tipo de treino é formado por séries que usam movimentos que realizamos no dia a dia, como agachar, empurrar, puxar e girar, porém eles são potencializados com o uso de alguns acessórios, como bolas, pranchas e bastões.
O treino funcional exercita toda a cadeia muscular e é mais atrativo do que outros exercícios devido a sua dinâmica. Ele possibilita realizar um treino diferente a cada dia, fazendo com que o aluno fortaleça a musculatura sem perceber.
Outra característica dessa modalidade é que as séries são adaptadas conforme a necessidade e limite de cada aluno, levando a uma evolução gradativa. Além da musculatura o aluno de treino funcional desenvolve a coordenação motora, ele tem mais flexibilidade, agilidade, melhor equilíbrio e disposição cardiorrespiratória.
Para o fortalecimento das pernas, indicamos exercícios em apoio uni ou bipodal no dynadisc, bosu, cama elástica ou até no colchão da sua cama. Já para trabalhar o core, sente ou deite em uma bola suíça, rolo ou outras plataformas instáveis e equilibre-se fazendo força no abdômen. Realizá-los de duas a três vezes por semana é o suficiente. O corpo se adapta mais rapidamente ao estímulo proprioceptivo (de equilíbrio) do que aos exercícios de fortalecimento. Por isso, é importante variar sempre – procure a ajuda de um profissional para definir a rotina.
A postura da prancha lateral tonifica o abdômen e coluna vertebral, fortalecendo o core e garantindo uma melhor postura. Como praticar a postura:
1. Deite-se de bruços com as pernas estendidas e os pés unidos. Apóie o corpo nas mãos e pés, como se fosse fazer flexão de braços.
2. Gire o corpo para a direita, deixando o peso sobre o braço esquerdo. Alinhe punho, braço e ombro. Posicione a perna direita sobre a perna esquerda.
3. Estenda o braço direito para cima, perpendicular ao solo e vire a palma da mão para a frente.
4. Permaneça por três a cinco respirações. Retorne à posição inicial e repita para o outro lado.
Alguns cuidados devem ser tomados nesta atividade. Se o exercício estiver muito difícil, além de não gerar melhora do controle motor, pode oferecer risco de queda ou prejuízo muscular e articular. Além disso, como qualquer outro tipo de treinamento, a evolução deve ser progressiva, respeitando sempre os limites individuais.
Fortalecimento muscular X hipertrofia
O fortalecimento muscular não é a mesma coisa que hipertrofia. No primeiro caso ele irá melhorar as fibras já existentes e até ajudar na perda de gordura. Já na hipertrofia os treinos são voltados para o ganho e crescimento de massa muscular.